sexta-feira, 11 de março de 2011

Resposta ao 4º Fórum

. Um dos maiores Desafios da vida com certeza é a morte, talvez não deveria ser, pois a única certeza que possuímos na vida é que um dia morreremos. Mas por que sentimos tanto com a morte e o medo que rodeia esse fato? O amor, a dúvida e o arrependimento na maioria das vezes estão relacionados a isso.
. No filme amor além da vida, é tratado muito desses sentimentos associados a morte. Sendo que em nossas vidas não é diferente, por toda vida procuramos amar nossos entes, só que muitas vezes não vivemos pensando no amanhã e não aproveitamos o dia como deveríamos, normalmente pela falta de carinho, amor e afeto com aqueles que amamos e quando chega a hora da morte nos cobrimos de arrependimento e tristeza.
. Mesmo sabendo que não existe amanhã definitivo o homem pensa que a vida é longa e que existe tempo para tudo, e é assim que acabamos por deixar de lado o amor e muitas vezes passamos a não admiti-lo com freqüência.
. Passa-se o tempo e a morte é inevitável, devido a essa falta de afeto com nossos próximos, cai-se, o homem, em um profundo estado de arrependimento que diz: “ Você poderia ter feito mais” e é justamente por isso que a morte é tão dolorosa para os que ficam, associado a isso vêm os questionamentos: “O que será de mim agora”, “Como está agora”. Por mais que as crenças digam que após a morte descansamos eternamente a ausência gera saudade que é um sinônimo de sofrimento.
. Quando tratamos de relações paternais aumentamos ainda mais o gral de complexidade, por que a partir do momento que perdemos nossa figura superior que temos desde o nascimento, o sofrimento é imensurável, talvez pelo elo de ligação que há entre a figura protetora, acolhedora e o frágil que no caso são os filhos. É por isso que mães e pais têm valores únicos que devem ser respeitados e amados sempre ao máximo, pois a perda causa danos muito fortes ao psicológico do ser humano.
. Ou seja, o importante mesmo não é se lamentar, nem se arrepender, a única forma de diminuir a angústia gerada pela morte é aproveitar ao máximo o tempo que tem e amar, para que o futuro seja melhor.


Dário, David, Gustavo Vieira, Luis Felipe, Victor, Wesley e Ytalo - 1ºB
Sabedoria_filo@yahoo.com

4 comentários:

  1. É tão bom ter alguém por perto
    Pra você se sentir completo
    Ter a mão que te leva pro futuro
    Vislumbrando um horizonte seguro

    É tão bom viajarmos juntos
    E viver aproveitando tudo
    Amanhã vai ser melhor que hoje
    Novos sonhos ao amanhecer

    Imagino milhões de sorrisos
    Cada um com seu jeito de ser
    Mas ligados no mesmo destino
    Um amor feito eu e você

    [Refrão]
    O céu e o mar
    A lua e a estrela
    O branco e o preto
    Tudo se completa de algum jeito

    Homem, mulher
    A faca e o queijo
    O incerto e o perfeito
    Tudo se completa de algum jeito

    musica;completo
    ivete sangalo

    explicação: é uma teoria que mostra a existência de uma oposição entre duas essências, forma distintasl, como o bem e o mal, a luz eas trevas, a alma e o corpo,etc.
    a escolha dessa musica se deu pela comparação de coisas que se completam o que mostra um dualismo.

    componentes:
    Átila
    Diego
    gabriela
    Greissiely
    Mariana
    Karine
    Raissa
    Joyce
    Tiago
    2 ano A

    ResponderExcluir
  2. acho significativo tema vida e morte nos faz refletir como é importante avaliarmos o nosso comportamento, como vemos a vida e a morte, como nós podemos nos tornar pessoas melhores, expressando sentimentos como amor e respeito ao proximo...

    Leonardo Silveira Amor /3°G

    ResponderExcluir
  3. é muito dificil para as pessoas aceitarem a morte dos seus entes mais proximas delas, mas enquanto essas pessoas estavão vivas elas n souberam aproveitar cada momento que passou junto delas por isso que a morte é tão dificil para a maioria.Como ja dizia Renato Russo "é preciso amar as pessoas como se não hovesse o amanhã, mas se voce para pra pensar a verdade não há".
    Luiz Eduardo - 3°

    ResponderExcluir
  4. E Muito dificil para as pessoas aceitarem a morte,o desepero,a angustia e perguntar o que será de mim agora e inevitável,por isso sempre faça o melhor ao próximo,nunca deixe para depois,pois pode ser tarde demais consequÊncia disso e o sentimento de arrependimento e os questionamento ''EU PODERIA TER FEITO MAIS E O QUE SERA DE MIM AGORA''... e quando tratamos de relações paternais aumenta o grau de complexidade...por isso ''SEMPRE FAÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM''.
    Rayane Gomes 3G

    ResponderExcluir